Saturday, November 21, 2015

Tudo o que você precisa saber sobre o Tsu

Tsu é a nova mídia social que muita gente está falando e entrando. Inaugurada ano passado, sua proposta é inovadora: todos os usuários monetizam seus próprios posts.

O que é monetizar? Monetizar é ganhar dinheiro veiculando publicidade no seu blog, ou no seu canal do Youtube. Normalmente nos blogs ou canais do Youtube as pessoas podem optar pela monetização, autorizando anúncios e faturando conforme a visibilidade dos seus conteúdos. Mas Youtube e blog não são exatamente mídias socias. Tsu é a primeira mídia social a permitir a monetização em larga escala. E são generosos: apenas 10% da renda de publicidade fica com o Tsu, o resto vai para os usuários e projetos de caridade.

No Facebook toda a renda de publicidade fica com eles mesmos. Existe até uma querela entre o Facebook e o Tsu, com o primeiro bloqueando links do segundo. O modelo de negócio do Tsu incomoda o Facebook, e diversos artigos estão aparecendo acerca da ditadura do Facebook sobre seus usuários e outras fontes de conteúdos.

Como é o Tsu?

É tipo o Facebook, só que mais simples, não tem tantos filtros, penduricalhos e ajustes: o visual é limpo, você posta, as pessoas podem curtir e compartilhar. Pode postar publicamente, ou só para amigos. Com frequência é como se fosse um monólogo, tipo Twitter, existe pouca interação entre as pessoas, mas quem quiser interagir pode tecer comentários e réplicas nos posts. Tem hashtags para categorizar tópicos, e funcionam bem.

Você pode postar fotos, textos e links. Você pode ficar amigo, ou apenas seguir ou ser seguido.

Tem uma boa comunidade de brasileiros, então pode postar em português numa boa. Tem grupos temáticos para participar.

Quais as vantagens?

Você pode ganhar umas moedas criando seus posts. Sim, apenas centavos, no começo (ou uma fração de centavo). Claro que se você for uma celebridade com 50 mil seguidores, um post seu vai faturar mais, do que o post de uma pessoa com 300 amigos. Se você não é uma celebridade é preciso pensar a médio prazo lá. Mas estes poucos centavos ja são mais do que eu ganho monetizando este blog que você está lendo.

Isto acontece porque a visibilidade dos posts no Tsu é muito mais alta do que num blog. Por ser uma mídia social, muita gente transita lá. No Blogspot, ou Youtube, cada post tem muito menos visualizações. Este meu post de blog por exemplo só vai ser visto por mais pessoas se eu postar o link no Facebook, ou no Tsu, e no Twitter. Um blog não é um ecossistema de pessoas. Midia social sim. O Facebook tem boa visibilidade, mas não paga nada. Na verdade não sabemos qual nossa visibilidade no Facebook, porque os perfis não tem estatísticas, somente as páginas institucionais tem este recurso. No Tsu todos tem estatísticas.

O potencial do Tsu pode ser maior do que o Youtube no futuro, porque também inclui videos, e ainda tem as postagens de texto que são rápidas como o Twitter, com um grande fluxo de pessoas.

Existem muitas dicas de como se safar por lá, o ambiente é frenético: uma dica é fazer o maior número possível de amigos e seguidores, sem dó. Esqueça questões de privacidade, ja passamos desta fase nas mídias sociais (assuma seus riscos e não se exponha demais). Ter muitos amigos e seguidores vão te dar mais alcance. No Facebook os riscos da super exposição são maiores, porque o universo é bem maior e existe muita zueira. No Tsu as pessoas se comportam melhor, por temer serem bloqueadas, ou expulsas da rede, que tem um rigoroso controle de qualidade das postagens.

Também é muito importante criar seus posts originais: são eles que serão rentabilizados. Não adianta só compartilhar posts dos outros. Mas compartilhar é simpático, afinal também queremos que compartilhem os nossos posts.

Como entrar?

Só entram convidados, então usem meu código ricardoramalho
Minha página é www.tsu.co/ricardoramalho

A gente se vê lá dentro!!! Se você curte mídias sociais é bom dar uma sapeada e investir algum tempo alí. Não sabemos se vai vingar no futuro, mas só de incomodar o Facebook ja é um alento :)

Um abraço!!
Ricardo
21/11/2015


2 comments:

  1. Ricardo,hoje fazendo 5 dias no tsu,ontem o dia que mais interagi,hoje mostra grafico caído e não entrou o dimdim,vc sabe explicar isso?

    ReplyDelete
  2. Olá, obrigado pelo comentário. Outro dia eu também postei mais e o gráfico caiu. Existem muitas variáveis. O importante é criar posts, e não ficar só compartilhando dos outros. No Brasil é as 22 horas que eles liberam a atualização de estatísticas. E o Bank é mais tarde (ainda não sei qual a hora de atualização do Bank, acho que é de madrugada).Um abraço!! Vou te procurar lá!!

    ReplyDelete