Tuesday, November 12, 2013

Avaliação de obras de arte

Liebig-Museum (wikimedia-Dguendel)
Este é um assunto que de vez em quando aparece e vale a pena escrever a respeito. Muita gente acredita que possui em casa uma fortuna em obras de arte e pedem consultas... lamento informar... se a obra de arte que está na sua casa fosse muito valiosa você ja saberia. Na maioria dos casos as consultas se referem a obras de procedência duvidosa ou ainda, mais frequentemente, sem grande relevância.

Quanto vale uma obra de arte? Isto depende de muitos fatores.  Vejamos alguns casos:

Uma obra comprada de galeria, de um artista representado pela mesma, costuma ter "o preço certo", um valor atualizado pelo marchand, que está antenado no mercado do referido artista. Neste caso basta visitar a galeria e perguntar quanto está custando um "fulano de tal". A galeria pode até te ajudar a vender.

Uma obra herdada da família, um artista famoso. A questão aí é verificar se ele continua famoso... ou se era famoso décadas atrás. Alguns artistas enfrentam alguma estagnação de preços, ou até uma desvalorização, ou acabam sendo marginalizados. Nas casas de leilões estes trabalhos são vendidos a preços bastante baixos e não há muitos interessados neste perfil de artista.

A obra herdada é um caso interessante porque em geral quem herdou não tem tanto interesse como aquele que inicialmente comprou. Então convém que os herdeiros se informem o máximo possível sobre a procedência das obras, e a documentação da mesma, se houver.

E se a obra for realmente boa, de um artista histórico, morto, relevante e bem documentado? Muito bem, aí neste caso temos de fazer uma pesquisa mais cuidadosa porque, embora seja valiosa, poderá ser facilmente comercializada por valores arbitrários, poderá ser vendida por R$10.000 ou R$100.000 ou ainda mais. É preciso visitar galerias especializadas neste período e obter diversas cotações. O galerista também poderá te ajudar a vender mediante comissão (que costuma ser de uns 30%).

Observe que o valor de mercado é definido para artistas vivos representados por suas galerias, e o marchand cuida para que sua cotação não seja desvalorizada, nem inflacionada: ele não pode cobrar nem mais, nem menos do que vale. Mas quando a obra é de uma coleção particular, não existe tanto compromisso com a cotação exata, e poderá ser vendida pelo preço que pagarem. Não existe preço definido simplesmente porque o artista é "experiente".

Gravura, por exemplo, é uma técnica muito relevante e apreciada por quem entende de arte. Existe um certo refinamento na "obra em papel". Assim é preciso verificar a autoria, a autenticidade, e a numeração (se for o caso... certos artistas não numeram as gravuras, são como peças únicas e tem seu valor assegurado assim mesmo, porque são reconhecidos por esta característica). Noutros casos editoras lançam pastas de gravuras de "artistas famosos"... sem numeração... e com tiragem bastante elevada... este tipo de edição é mais uma "publicação" do que uma tiragem, e poderá interessar a livreiros, tendo pouco interesse para o mercado de arte.

Em resumo, é muito importante determinar a autenticidade da peça, o estado de conservação e a relevância do artista. Falsificações na Europa são muito comuns, lá o mercado é muito antigo e disseminado, e as falsários encontram um terreno fértil há séculos. No Brasil também ja começam a surgir casos assim mais frequentes. Sobre a relevância, é preciso pesquisar como está o artista no mercado, quais suas fases mais importantes e como está sua representatividade em museus e coleções particulares. Avaliação de obra de arte não é uma ciência exata, existem muitas variáves, é preciso fazer pesquisa e conhecer minimamente o circuito. Em todo caso, como dizia meu pai "é melhor fazer um negócio médio, do que ter muita demanda".

Ricardo Ramalho

PS: leia meus Termos do Serviço de Avaliação de Obras de Arte

1 comment:

  1. Bom dia! Tenho quadro do autor vicente caruso. Pintura jesus cristo. Como posso avaliar

    ReplyDelete