A consultoria se distingue da assessoria quando ela é externa, ou seja a consultoria vem de fora da organização, enquanto a assessoria é uma extensão da própria organização, a primeira é útil para desenvolver e a segunda para realizar. Numa escala de autonomia, a assistência está no nível mais baixo, o assistente em geral faz o que pedem para fazer e tem pouca autonomia, decisões críticas são tomadas antes da atuação dele. Por vezes o assessor e o assistente tem responsabilidades parecidas.
Já o consultor levanta aspectos que visam modificar o comportamento da organização. Somente um profissional externo pode fazer isto, pois eventualmente vai tocar em pontos sensíveis e desconfortáveis, vai propor o rompimento com rotinas e vícios da organização. Santo de casa não faz milagre, é muito difícil um colaborador interno propor mudanças estruturais, existem vaidades, disputas de poder e competições internas que vão se opor à mudança vinda de um colega interno. Considerando a mentalidade hierárquica das empresa, as propostas de um subalterno são raramente bem acolhidas ou consideradas.
Tudo isso para dizer que estou a sua disposição para consultorias, diagnósticos organizacionais, planejamento e elaboração de projetos. Consultoria não custa mais caro do que assistência, um bom assistente tem seu preço, por outro lado, uma rotina desatualizada pode ter um custo ainda mais alto.
Contate-me sem compromisso.
artistaramalho@gmail.com
Um forte abraço,
Ricardo Ramalho
Popular Posts
- Contrato de Galeria com Artistas
- Consultoria, assessoria ou assistência?
- Modelo Romero Britto de fazer negócio e porque o criticam tanto
- Os três erros mais comuns das galerias de arte
- O problema das bebidas em vernissages
- Pagamento de comissões: a grande confusão
- O erro do artista que vende por fora
- O texto da Bienal de Pintura, de 17/6 a 25/7/2015, curadoria Ricardo Ramalho
- Veja abaixo nossos termos de uso para fotos entregues em alta
Parabéns e obrigado! Contato Salvo.
ReplyDelete