Saturday, January 2, 2016

Manual Mínimo das 9 Etiquetas para Internet e Celular

Este guia pretende evidenciar um padrão eficiente e agradável de comunicação entre as pessoas. Muitos não simpáticos ao vivo, mas na internet... (também exite o contrário: na internet é um amor, ao vivo nem tanto). Convém se adequar no email, facebook, ou celular para evitar ruídos.

1) Jamais deixe recados gravados em caixa postal de operadora de celular. Você gosta de receber mensagens assim "você te um novo recado"? Você curte ligar para a operadora, ouvir as propagandas, ouvir o aviso "esta ligação é gratuita!" e depois de longos segundos ouvir os recados mal gravados e desnecessários?? Não curte??? Então não deixe recados para as pessoas.

2) Se tiver que deixar recados gravados, seja na operadora ou no whatsapp diga logo sobre o que se trata. Evite deixar recados assim "me liga", ou "preciso falar com você". Introduza o assunto para dar uma satisfação e tranquilizar o outro.

3) Não trate de trabalho nas mensagens do Facebook. Utilize o email. Assuntos sérios pelo Facebook depois se perdem. No email tudo fica registrado.

4) Outra dica muito boa sobre emails: que tal responde-los? As vezes um pequeno "Okay" é como se fosse um néctar para quem recebe. No whatsapp também. Os risquinhos azuis não substituem uma boa atenção sobre o recebimento de algumas comunicações.

5) Sempre responda emails com cópia para pessoas envolvidas no trabalho, ou copie pessoas que possam vir a se envolver. Elas se sentem valorizadas e o conhecimento de espalha.

6) Sempre leia os emails em que você recebe cópia. O email não é para você, mas se foi copiado é porque você tem relevância e compromissos estão sendo firmados. Se você acha que recebe emails em cópia sem necessidade converse com o remetente a respeito. Eventualmente ao receber muitos emails copiados importantes é bom dar um sinal de vida de vez quando, do tipo "Okay pessoal!! Estou a par de tudo". Ou então "Okay, obrigado!"

7) "Não escreva o que não diria pessoalmente", importante para todo tipo de situação, facebook, email, foruns online. Também e bom evitar de contrariar os outros de forma dura. Se for contrariar seja fofo.

8) Quer se queimar de vez?? ESCREVA TUDO COM CAIXA ALTA!!! (note que pouca gente usa caixa alta, tamanha a gravidade).

9) Lembre-se de que existe algo bem pior do que o corretor de texto que troca suas palavras: escrita às pressas. Releia antes de enviar.

Por enquanto é isso. São incontáveis os deslizes que se cometem na internet. Como sabem, é pior deslizar no Facebook do que no Jornal Nacional.

O cuidado na comunicação, a expressão de forma eficaz, atenciosa e cordial, são pilares da liderança e reputação com colegas e queridos.

Um abraço!

Ricardo Ramalho

No comments:

Post a Comment