Wednesday, July 30, 2014

O que é curadoria?

No mundo da arte contemporânea o termo curador se refere a um profissional com conhecimentos museológicos e artísticos, capacitado a cuidar de acervos e organizar exposições. Cuidar de acervos envolve responsabilidades de catalogação, arquivo, pesquisa, conservação, registros, incorporação, divulgação, controle de entradas e saídas. Organizar exposições envolve toda a produção da mesma, mais pesquisa, comunicação com diversas coleções, documentação das obras em trânsito, concepção da mostra, contratação de montagem, transporte, divulgação, mediação com o público, edição de catálogo, recepção, manutenção da sala expositiva, desmontagem e devolução.

A figura do curador encontra rejeição em algumas rodas românticas, apesar de reconhecida sua importância do meio profissional. Há quem veja nos curadores uma função apequenada, seriam os "escolhedores", os agentes da restrição e do conservadorismo na arte, são acusados de beneficiarem sempre os mesmos, de apostarem somente em nomes ja conhecidos e seguros, de estarem vinculados às galerias, e desprezarem artistas emergentes, não seriam muito afeitos ao "garimpo", ou uma pesquisa de campo mais detida para novos nomes.

Por outro lado o cargo já está bem conhecido no Brasil, talvez conhecido até demais, existe uma banalização do uso do termo de uns 20 anos para cá: hoje existem curadores dos mais variados seguimentos, curadoria de moda, curadoria de conteúdos, curadoria de textos, e por aí vai.

Existem curadores de todo tipo, assim como artistas. Alguns são mais simpáticos do que outros, alguns mais capacitados e completos, outros fazem o mínimo, ou nem isso. A curadoria é um trabalho criativo e administrativo importante, na medida em que coloca alguém como responsável pela exposição ou por um acervo. Quando uma exposição não tem curador a responsabilidade pelos mal feitos acaba se diluindo, e o mérito da exposição também se dilui. Um curador agrega valor a exposição, ele lidera e coordena a realização, ajuda a responder por todos os trabalhos expostos. Neste ponto vejo sua grande contribuição: numa exposição sem curador, se o público perguntar ao artista A algo sobre o artista B, talvez o A não se sinta capacitado para responder. Perguntando ao curador ele certamente terá uma resposta que defenda cada um dos artistas da exposição. Não existe nenhum benefício em desvalorizar a importância dos curadores, pelo contrário, é valioso saber trabalhar eles, ajudam a compor a cena artística e atuam no meio de campo institucional.

Ricardo Ramalho

No comments:

Post a Comment