Tuesday, October 6, 2015

Os 3 erros mais comuns de portfólios

Um bom portfólio de arte pode ser online ou impresso, deve ter uma seleção de boas obras do artista, imagens com fichas técnicas e um currículo artístico. Então é isso, ficou fácil perceber quais são os 3 erros mais comuns:

1) Seleção equivocada de obras.
Existem várias formas de errar nesse ponto, o erro mais comum é o "portfólio colcha de retalhos", os trabalhos não tem nenhuma relação entre si, não existe um conceito claro que agrupe as obras. Este problema pode ir além do portfolio e afetar a carreira do artista que cada hora faz uma coisa diferente. Outro erro é colocar obras boas e obras ruins. Que tal apenas as boas? Nem tudo o que um artista faz precisa estar no portfólio. Outro erro comum, este com artistas consagrados, é colocar no site "tudo o que eu fiz na vida". Alguns artistas famosos fazem isso, seus sites são tipo um catalogue raisonné: têm milhares de obras catalogadas. O meme abaixo traduz meu comentário.

2) Ausência de fichas técnicas.
Aqui nota-se o amadorismo do artista, as imagens do portfólio não têm qualquer informação sobre ano, título, técnica e dimensões. O leitor fica totalmente perdido. Não sabe se está olhando para uma escultura ou um chaveiro. A pintura não se sabe se é das grandes ou das pequenas. Fotografia então é a festa da enganação. O sujeito mete 20 fotos no portfólio e acha que está tudo certo. Uma foto só é arte se tiver tratamento de arte. Uma foto sem ficha técnica é como se fosse uma foto da sua tia. Qual a tiragem da edição? Qual a dimensão da fotografia? Qual a escala disso? Que ano foi feito? É coisa recente ou da sua infância?
3) Não consta currículo artístico nenhum.
Nem sequer um currículo embrionário. Para desenvolver uma carreira convincente o artista precisa elencar seu percurso de exposições e formação. Não adianta pintar como Michelangelo se o artista não se relaciona com o circuito cultural. Se não faz exposições públicas ninguém fala sobre a obra. Muitos artistas vendem obras decorativas e não fazem exposição. Dificilmente serão valorizados no futuro porque seus trabalhos estão à margem dos museus, galerias, coleções, espaços e publicações. Pouco adianta escrever textos poéticos sobre seu próprio trabalho. Convém deixar que críticos independentes façam isso. Pode até escrever algo curto sobre sua própria obra, usando um vocabulário consagrado, sem muitos devaneios, com algumas referências históricas e motivações pessoais. Mas o essencial mesmo é uma lista de exposições coletivas e individuais. Sem lero-lero.

Sucesso!!!
Ricardo Ramalho
6-10-15

No comments:

Post a Comment