Friday, March 1, 2013

FAQ

Frequently Asked Questions

1) Você só trabalha com consultoria de arte?

Não. O meu trabalho de consultoria está voltado para a organização, desenvolvimento de negócios e aconselhamento pessoal. Tenho especialidade na área de arte contemporânea, mas trabalho também com muito interesse noutras áreas. Não fico restrito ao meio da arte, porque é um mercado muito engessado e restritivo (vide meu outro breve artigo sobre Consultoria de Arte e outro sobre os desafios da Consultoria de Arte). Ja trabalhei em áreas variadas, como hotelaria, gastronomia, produção, educação, náutica, logística, gestão de negócio então posso contribuir numa gama de situações.

2) Seu preço parece muito acessível. Por que?

Porque comecei a fazer consultoria em 2013 e estou angariando clientela e experiência neste tipo de serviço. Quando eu estiver cheio de clientes os preços poderão subir, como é natural. Acredito em preços agressivos e respaldados pelo mercado. Embora digam que o preço alto também sinaliza boa reputação, prefiro construir minha reputação de acordo com os resultados da minha colaboração.

3) Você é bom mesmo?

Sou. Ja fiz muita coisa em áreas muito distintas, construí um repertório de soluções, diagnósticos, liderança, treinamento e trabalho em equipe. Tenho 45 anos, e sou particularmente forte na formatação de conceitos de trabalho. Um conceito de negócio, é também um conceito de arte.

4) Como você pode me atender?

De muitas maneiras. A primeira conversa é gratuita e não tem compromisso. A partir daí podemos combinar encontros semanais, ou conforme a demanda. Alguns clientes pedem uma carga horária maior e um relacionamento mais intensivo. Tudo pode ser negociado, definido e reavaliado.

5) Você não é formado em gestão de empresas. Por que devo contrata-lo?

Minha formação de base pode ser meu principal diferencial. Ja atuei na gestão de diversos negócios e projetos. Também ja participei de treinamentos em muitas empresas, fiz cursos de capacitação na área do empreendedorismo, possuo visão crítica e capacidade criativa. Sou intuitivo, mas não me restrinjo a intuição, aplico métodos consagrados de trabalho, como a busca pelo envolvimento e valorização da equipe, e formalização dos processos. Sou licenciado em Educação Artística e meus estudos de pós-graduação, incluindo na área da metodologia de pesquisa qualitativa, me instrumentalizam para um diálogo de igual para igual com qualquer executivo. Flexibilidade e cultura geral também são atributos essenciais para um consultor.

6) Eu estou inseguro sobre a contratação de um consultor. O que fazer?

Chame um consultor para uma visita sem compromisso e converse para ganhar mais confiança. Outro aspecto a considerar é a definição de seus desafios, que muitas vêzes não estão claros. Poderá também chamar o consultor para ajudar a definir as questões. Algo para ter em mente é o desejo de mudança, ou evolução. Se não estiver disposto a desenvolver as coisas e implantar as decisões definidas em comum acordo, não vale a pena alugar o consultor.

Para mais dúvidas contacte,
Ricardo Ramalho
artistaramalho@gmail.com