Friday, March 1, 2013

O nosso desamparo

Quem procura consultoria está inquieto, percebe o perigo de estar desamparado e sozinho. Não se iluda com um grupo, mesmo uma tropa numerosa pode estar isolada. Por mais maravilhosa que seja uma equipe, sempre precisarão alinhavar novas alianças, reciclar os diálogos, desestabilizar a estagnação, ganhar força em seus conceitos, conectar com outras realidades.

Aquele que não precisa de consultoria se enquadra numa das três categorias: ou ja tem consultores que cheguem, ou é gênio, ou está equivocado. Todos estes precisam de consultoria. Os que ja tem consultores que cheguem estão brincando de escritorinho e não vão muito longe. Os gênios, se forem mesmo inteligentes, vão tomar medidas preventivas para estabilizar sua posição. E o equivocado está empenhando em andar com a corda no pescoço para o resto da vida, ou até se dar mal num curto espaço de tempo.

"Não é possível chegar ao destino sem conhecer nossa posição" ensinou um professor de navegação náutica. Se não conseguirmos olhar para nós mesmo, perceber o entorno, se não conseguirmos reconhecer nossa posição (incluindo as condições estruturais), não chegaremos onde pretendíamos. E o importante não é apenas chegar a todo custo, estropiado. É chegar sorrindo, brilhando, em ordem, pronto para outra.

Ricardo Ramalho
www.facebook.com/ramalhoface