Saturday, April 6, 2013

Feiras de arte ainda estão longe das feiras setoriais

Existe uma diferença gritante entre uma feira setorial de negócios e uma feira de artes, era bom que estes expositores visitassem mais aquelas feiras.

Numa feira setorial as empresas levam um staff numeroso para dar conta dos visitantes e atender com calma, entram na batalha para vencer. Nas feiras de arte cada galeria só leva um funcionário, ou no máximo dois, atendem com pressa, quando são encontrados, ou estão disponíveis. Na feira setorial com frequência o staff do stand é uniformizado para ser identificado, na feira de arte o staff se confunde e se camufla com o público. Uma dica para identificar o galerista: procure aquele com cara de cansado. Na setorial se apresenta a cultura de uma empresa, se faz networking e vendas: na de arte só se quer fazer vendas, e olhe lá. Na feira setorial logística é assunto sério, na de arte logística é nas coxas. Na setorial os stands procuram se distinguir de forma criativa, na feira de arte impera a mesmice. A maioria das galerias tratam as feiras com pouca objetividade, por mais que invistam alto, existe uma visão apequenada do evento, não trabalham a imagem da marca, a abordagem do evento é enfadonha, podem até faturar o suficiente, mas podiam ter um desgaste menor e faturar muito mais.

Como as galerias podem ter uma melhor experiência em feiras? Levando uns 3 ou 4 atendentes especializados, assim eles podem ficar mais soltos pelo pavilhão, com uma identificação clara entre eles, com extrema atenção ao público, com cadeiras no stand para a equipe descansar e sentar com clientes, com uma estratégia logística bem elaborada, com listas e materiais impressos para consulta, artistas bem selecionados, divulgação forte, registro fotográfico e video da feira. Enfim, tratar a feira não como "mais uma feira", mas como uma oportunidade extraordinária.

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